domingo, 15 de janeiro de 2012

Produtores

Olá! Nossa postagem de hoje é sobre os PRODUTORES!!!

   Muita gente tem muitas dúvidas sobre as nomeclaturas sobre isso, o que faz um produtor fonográfico? Qual a diferença entre um produtor musical e um executivo? São exemplos de questionamentos comuns em nossa área, portanto hoje explicaremos um pouco o que faz e a diferença entre os tipos de Produtores.

  • Produtor Fonográfico:
   É quem entra com o dinheiro para bancar a produção, em contrapartida ele detém os direitos sobre todas as gravações realizadas(fonogramas*). Ele que contrata os produtores musical e executivo. O produtor fonográfico é quem fica responsável pelo preenchimento correto do formulário do ISRC, respondendo por qualquer erro que conste no mesmo. 
EXEMPLO: As grandes gravadoras e os selos independentes

*Quando um registro sonoro é fixado em um suporte físico. Mesmo na internet você precisa de um meio físico (ipod, mp3 player, Hd...) para ouvir o registro.

  • Produtor Executivo:
   Fica responsável por toda a parte operacional da produção. É o administrador do processo, ele contacta os músicos acompanhantes, combina aluguel do(s) estúdio(s), acerta o cachê com todos os envolvidos, arranja o aluguel de equipamentos quando necessário, ou seja resolve toda a parte burocrática da produção. Ele também é o responsável por passar todos os dados corretos dos participantes da produção para o produtor fonográfico preencher corretamente o ISRC.

  • Produtor Musical:
   Fica ao encargo do produtor musical a concepção e organização de toda a parte artística do projeto. Ele quem decide quais os músicos que serão chamados para a produção (e o executivo vai atrás...), quem vai arranjar, quais serão as músicas gravadas dentre as apresentadas pelo artista, ele quem dirige os técnicos para direcionar o trabalho de acordo com a concepção acordada com o artista.




   Esses são os tipos de produtores que estão envolvidos em uma produção de fonograma (gravação do trabalho), lembrando que ainda existem outros tipos de produtores, como os PRODUTORES DE SHOW e os PRODUTORES CULTURAIS, que trabalham na parte de eventos.
   Algo que gera muitas dúvidas também é o fato de no mercado atual os produtores independentes acumularem as funções de diversos produtores, como ser o produtor fonográfico, executivo e musical ao mesmo tempo. 
   Esperamos ter esclarecido um pouco mais sobre o assunto, qualquer dúvida deixe um comentário ou entre em contato pelo e-mail: ouvidoempe@gmail.com

Até








Nenhum comentário:

Postar um comentário